Dicas infalíveis para sua massa ficar macia e saborosa

8 Jun 2018

Na maioria das receitas da Gastronomia Funcional nós retiramos o glúten e os refinados para fazer alimentos mais saudáveis e nutritivos. Quando retiramos o glúten de uma massa, perdemos grande parte da estrutura e maciez. Felizmente conseguimos resultados próximos com outras farinhas e algumas dicas infalíveis que compartilho com vocês para preparem massas macias, leves e saborosas:

  1. Sempre peneire as farinhas antes das preparações.

  2. Armazene as farinhas em  armário fresco e escuro para não oxidar, e certifique-se que o pacote está bem fechado.

  3. Substituições: importante prestar muita atenção ao grupo familiar da farinha, para substituir sempre pela mesma família. Quando substituímos por outro grupo, a massa poderá sofrer alterações de textura.

  4. Maciez e Leveza para massas veganas: o pyssilium junto do vinagre de maçã e bicarbonato de sódio agem juntos, deixando uma massa sem ovos mais leve e estruturada. Use 1 colher de chá de cada um para uma receita.

  5. Estrutura: os ovos batidos na batedeira com uma pitada de sal, adoçante natural ou açúcar de coco, deixarão a sua massa com uma estrutura mais densa, sendo possível fazer um naked cake por exemplo. Caso você queira fazer cupcake ou muffin, não bata na batedeira, use o método manual misturando em um bowl: primeiro os ovos, depois os ingredientes líquidos, e em seguida os secos. 

  6. O fermento utilizado nos dias atuais não é mais necessário adicionar no final da preparação, ele pode ser misturado com os outros ingredientes secos.

  7. Em receitas doces, o sal é um agente que realça os sabores. Utilize sempre uma pitada no início da preparação.

  8. Peneire sempre os ovos para tirar a calaza. Ela é responsável pelo gosto forte de ovo na receita. 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload