Sinergia Alimentar: aprenda a explorar ao máximo os nutrientes dos alimentos

27 Jun 2018

Os alimentos são fontes vivas de nutrientes e quando consumidos corretamente, são verdadeiros remédios para a saúde. Alguns alimentos precisam ser complementados por outros para atingir ao máximo os nutrientes e trazer benefícios para o metabolismo. Chamamos isso de sinergia alimentar. Aprenda alguns exemplos de sinergia:

* Abacate e tomates: sabemos que o licopeno é um agente atuante na prevenção de alguns tipos de câncer de próstata. Os carotenoides licopenos encontrados nos tomates não são bem absorvidos pelo organismo, mas quando combinado com abacate, na mesma refeição, ativam os nutrientes.

* Aveia e suco de laranja: muitas pessoas costumam incluir esses dois ingredientes no café da manhã, mas talvez não saibam da excelente combinação que promovem. A aveia e outros grãos integrais são excelentes para o coração. A vitamina C da laranja ajuda na estabilização dos níveis de colesterol, portanto, essa duplinha ajuda a manter nossas artérias limpas.

* Maçãs e uvas: Além de serem deliciosas quando juntas em uma salada de frutas, a quercetina presente na maçã é excelente para combater problemas respiratórios. Ao ser combinada com a catequina da uva roxa, juntas irão promover a inibição da formação de coágulos no sangue, ou seja, uvas e maçãs juntas são excelentes para a saúde do coração. A catequina também é encontrada no vinho e no chá verde, portanto, a maçã com essas bebidas trará os mesmos benefícios.

* Mariscos e alho: Para quem procura uma extra proteção cardíaca, essa é a combinação ideal. Ambos podem reduzir os níveis de colesterol.

*Carne com alecrim: O alecrim, com seu poder antioxidante, é um agente natural para bloquear as substâncias cancerígenas liberadas pela carne durante o cozimento.

*Feijoada e abacaxi: Muito deliciosa, porém de difícil digestão, a feijoada costuma ter muita gordura, muito sal e tudo isso torna o processo digestivo lento. Se a sobremesa for uma fatia de abacaxi, a bromelina presente nesse fruto ajudará bastante nesse processo, pois trata-se de uma enzima digestiva aceleradora da digestão.

* Brócolis e tomates: Novamente vamos citar o licopeno do tomate, importante na prevenção do câncer de próstata. Nesse caso, quando combinado aos antioxidantes do brócolis, as propriedades anticancerígenas aumentam. Isso ficou comprovado em estudos da University of Illinois, onde essa combinação diminuiu os tumores em ratos de forma muito mais eficaz do que se esses alimentos fossem ingeridos separadamente.

* Vegetais verdes e limão: Espinafre, couve, agrião e todos os vegetais bem verdes possuem ferro, porém, na presença da vitamina C, ele se potencializa como quando encontrado nas carnes e nos peixes.

* Chá verde com limão: A catequina do chá verde é um poderoso antioxidante, importante na redução de doenças cardíacas. Para potencializar esse chá, devemos adicionar limão. Os estudos mostram que o ácido ascórbico dos cítricos estabiliza a absorção da catequina.

* Chá verde com pimenta: Nesse caso, a catequina do chá verde juntamente com a capsaicina da pimenta irá aumentar a saciedade.

* Vinho e peixe: O resveratrol das uvas pode melhorar a absorção do ômega 3 dos peixes.

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload