Aprenda a fazer o vinagrete perfeito para suas receitas

21 Jun 2018

Crie seu próprio vinagrete, mantendo a correta proporção: um vinagrete típico utiliza três partes de azeite para uma parte de vinagre. Para diminuir a acidez, deixar mais palatável e equilibrar os sabores gordura/ácido, são adicionados componentes de sabor, como adoçantes e especiarias.

Experimente diferentes tipos de vinagre, óleos, temperos e adoçantes para se adequar ao seu gosto e equilibre os sabores em seu molho vinagrete. 

A proporção de 3 por 1 do vinagrete pode variar dependendo da intensidade ou sutileza do seu óleo: um óleo leve (por exemplo, óleo de macadâmia) combinado com um ácido forte (por exemplo, vinagre balsâmico) exigirá uma quantidade maior de óleo para equilibrar a força do ácido. Já o mesmo óleo leve combinado com um ácido leve (por exemplo, suco de limão) será razoavelmente equilibrado na proporção 3 por 1 e não requer quase nenhum ajuste dos componentes do sabor. Com ácidos suaves ou doces (por exemplo: suco de laranja), o usual 3 por1 possivelmente precisará ser reduzido para ser uma proporção de 1 por 1 de óleo para ácido.

 

Receita Vinagrete de Limão:

* 1/4 xícara de azeite

* 2 colheres de sopa de suco de limão

* 1/4 de dente de alho

* 3/4 colher de chá de agave

* sal a gosto

Preparo: 

Misture o agave, o suco de limão, o alho e o sal até combinar bem. Adicionar óleo gradualmente para emulsionar.

 

Receita Vinagrete Simples:

* 6 colheres de sopa de azeite

* 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

* Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Bata todos os ingredientes até ficarem emulsionados. Transfira para a tigela e deixe descansar por 10 minutos para deixar os sabores se fundirem. Bata novamente antes de servir.

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload